A preparação da superfície metálica (jateamento abrasivo) é uma etapa de extrema importância na execução de uma pintura industrial de alta qualidade.
É um processo que tem como finalidade remover a carepa de laminação, quando se trata de um equipamento novo, ou material antigo e/ou degradado da superfície metálica, proporcionando uma superfície livre de impurezas e com rugosidade apropriada para promover uma boa aderência da pintura e/ou revestimento à serem aplicados.
Realizamos o jateamento abrasivo nos mais variados tipos de materiais, como aço carbono, aço inoxidável, ligas metálicas, ferro fundido etc, utilizando abrasivos apropriados para cada tipo de superfície.
Abrasivos utilizados:
Granalha de aço (Steel Shot – Granalha Esférica / Steel Grit – Granalha Angular
Micro esfera de vidro
Silicato de magnésio
Óxido de alumínio
Escória de cobre
A Promar oferece serviços de pintura para equipamentos industriais variados, mesmo para aqueles que não podem ser movimentados. Nesses casos, a atividade é realizada no próprio local de instalação do produto, conforme a disponibilidade e a necessidade de cada cliente.
"Jato de areia" é um termo utilizado para um processo muito necessário e conhecido no ramo da pintura industrial, no entanto, de forma errada.
O processo de jateamento com areia está proibido desde o final de 2004, em função da presença de sílica na areia, o que provoca silicose (doença pulmonar crônica).
Atualmente, este processo é substituído por jateamento com granalha de aço, para materiais ferrosos e jateamento com materiais inertes, para materiais não ferrosos.